Olá pessoal,
Gostaria de relatar a vocês nossa peregrinação pelo “Caminho de Santiago”, um itinerário espiritual (ou cultural) feito por peregrinos para chegar a Santiago de Compostela (Espanha). Tem como símbolo uma concha de “Vieira” e pode ser feito a pé, a cavalo e de bicicleta, percorrendo cerca de 800 km pelo caminho "Francês". Pelo caminho alternativo, o que fizemos, são 110 km saindo de Sarria (Província de Lugo) até a Catedral de Compostela.
O caminho foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu (1987) e Patrimônio da Humanidade na Espanha (1993), e este ano de 2010 é Ano Jubilar Compostelano - também conhecido como Jubileu ou Ano Santo (Jacobeu) isto é, ocorre quando o dia do apóstolo Santiago Maior (25 de julho) coincide com um Domingo.
O nosso grupo era formado pela minha filha Ana Carolina de 10 anos, meu marido Cássio, um casal de amigos do Brasil (Rio Grande do Norte) Tuísa e Lulu Flor e um casal de brasileiros que mora em Madri, Mônica e Fernando e eu.
O primeiro passo foi comprar umas boas botas de montanha, jaqueta e calça impermeável, e relaxantes musculares.
Uma coisa muito importante: o cajado - parece mentira, mas ajuda muito nas subidas, descidas , lama e atravessar riachos.
O segundo passo foi pegar a Credencial (passaporte) do Peregrino. Esta credencial deve ser carimbada em todos os pontos (bares, igrejas ou descansos) no percorrido diário, principalmente na cidade que sai e que chega.
Começamos em Sarria na segunda feira dia 29 de março. Saímos felizes para a 1ª etapa, sem saber o que iria ocorrer. Entre subidas constantes e fortes, chuva intensa, vento e muita lama conseguimos atingir a meta que foi chegar em Portomarin. Paramos umas 5 vezes para comer e descansar. No caminho a paisagem era muito bonita, pontes romanas, riachos de água transparente e canto de pássaros. No total foram 23 kms. Etapa muito dura e cansativa. Para compensar os bons peregrinos, um bom banho, um bom vinho e dormir cedinho para o próximo dia. Meus pés, apesar de estarem bem, latejaram a noite toda.
No segundo dia, de Portomarim seguimos entre chuva e sol pela trilha ou estrada, paradas para comer e se recompor. Dia puxado, mas a gente cada vez com mais energia e vontade de caminhar. Um super banho e um jantar maravilha. A Galícia é conhecida por seus frutos do mar. Foi um festival de mariscos.
No terceiro dia coincidimos com muita gente fazendo o caminho a cavalo e de bicicleta (uma loucura). Pegamos uma chuva torrencial de 1 hora sem parar. Foi desesperador, parecia que o tempo não passava. Por fim chegamos a Melide, almoçamos em uma “Pulperia” e seguimos até chegar a Arzua. À noite o jantar foi maravilhoso, e o premio para os peregrinos foi uma garrafa de vinho “Imperial”.
No quarto dia o sol voltou a brilhar. Durante o caminho, encontramos uma família de bicicleta. O pai, a mãe puxando um carrinho com uma menina de dois anos e outra filha de nove. Família de valor.
No Caminho o silencio é indescritível, apenas quebrado pelo canto dos pássaros e o saludo de outros peregrinos com um animador ”Buen Camino !”.
No quinto dia acordamos animados, o nosso caminho estava finalizando, queríamos andar e sentir as emoções de chegar a Santiago e ver o sonho realizado. Terminamos o dia no Monte do Gozo, do qual se pode observar uma vista panorâmica da cidade de Santiago. À noite jantamos na cidade de Santa Comba no Restaurante “Retiro da Costiña”, maravilhoso, com direito a charuto. No dia seguinte... O grande final...
Acordamos cedo e nos preparamos para chegar a Catedral de Santiago. Ainda foram 4 km e para variar... Choveu... Chegando à Catedral, nos dirigimos à Secretaria do Peregrino onde nos forneceram a “Compostelana”, isto é, o certificado de ter terminado o Caminho. Saímos e fomos para a fila para passar pela porta Santa (abre somente a cada Ano Santo) e abraçar o Santo, uma tradição. Depois rezamos e agradecemos por todos os amigos, por toda a família e por todos os bons momentos que a vida nos tem proporcionado.
Se vocês quiserem fazer uma viagem inesquecível... Podem contar comigo. O Caminho de Santiago é sempre uma boa pedida!
Um Beijo e,
BOA SEMANA A TODOS.
Christianne de Lara Romano.
Com o cajado e a concha pendurada.
O Caminho....
A credencial com os carimbos...
Clique na imagem para ampliar.
O certificado "Compostelana"
Cique na imagem para ampliar.