sábado, 17 de abril de 2010

VARIEDADES SABADAIS

Recebidos na caixa de email lespaxa@gmail.com


QUESTÃO DE HIGIENE.
Não foram apenas os pesquisadores e magos da tecnologia da Cebit que entraram na campanha para tornar os filmes em 3D acessível sem óculos.
Oftalmologistas brasileiros começaram cruzada contra o instrumento, relatando terem recebido pacientes com ardência nos olhos após terem visto filmes tridimensionais. Fazem sugestões à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pedindo uma ação conjunta com o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) para fiscalizar a higienização nos cinemas.
Os óculos são veículos de contaminação de conjuntivite por não serem individualizados ou higienizados para passarem de um espectador a outro. Oftalmologistas sugerem que os espectadores passem álcool em gel nas lentes, hastes e armações antes da sessão.
A Cinemark, líder do mercado de exibição no Brasil, com 412 salas, afirma que todos os óculos são higienizados após o uso. Na Grande São Paulo, 20 salas da empresa exibem filmes 3D atualmente.
A questão também preocupa autoridades na Europa. Em fevereiro, o Ministério da Saúde da Itália recolheu mais de 7.000 óculos em cinemas do país alegando "razões de higiene".

E promete recolher mais nos próximos dias.
-------------000000000--------------


CURIOSIDADES...
Quem recebe os direitos autorais do livro Mein Kampf (Minha Luta), escrito por Adolf Hitler, ex-ditador da Alemanha, se ele morreu em 1945?

Na Alemanha, Hungria, Portugal, Suíça e Suécia, entre outros países, a edição e venda de Mein Kampf (Minha Luta) é proibida. Nos poucos países em que a edição e venda são regulares, os direitos autorais já estiveram em vários bolsos além dos de Hitler. Durante a guerra, o governo americano arrecadou mais de 20 mil dólares sobre a obra. A renda foi revertida ao país até que, em 1979, a editora Houghton Mifflin comprou os direitos de tradução. Desde então, a editora americana tem vendido cerca de 15 mil exemplares por ano e, tendo sido questionada sobre a lisura do negócio, decidiu reverter toda a renda a instituições de caridade. Na Inglaterra, os direitos autorais dos três mil exemplares vendidos anualmente pertencem à agência literária Curtis Brown, que transferia a verba para uma instituição que foi mantida no anonimato por bastante tempo. Há poucos anos, foi revelado que o dinheiro ia para o Conselho de Bem-Estar Alemão, órgão responsável pelo conforto de refugiados judeus nascidos na Alemanha. Com poucos refugiados para sustentar, os fundos começaram a ser encaminhados para a editora Random House, que adquiriu a Hutchinson e hoje pertence ao conglomerado alemão Betelsmann. Os direitos das edições que não são produzidas em língua inglesa - vendidas na Romênia, Rússia e outros poucos países, pertencem ao estado da Baviera (Alemanha), que confiscou todos os bens de Hitler.
-------0000000---------


Por que os pilotos camicazes usavam capacete?

Em aviões, os capacetes nunca foram utilizados para proteger os pilotos em casos de acidentes. No início da história da aviação, eles serviam para manter aquecida a cabeça dos pilotos, que voavam em cabines abertas. Mais tarde, já em cabines fechadas, eles tinham a finalidade de acomodar fones de ouvido e microfones, permitindo a comunicação dos pilotos com a base por meio de rádio. Para os camicazes, os capacetes funcionavam como o canal que os dirigia até seus alvos.

------------00000000----------

Nenhum comentário: