segunda-feira, 19 de abril de 2010

ESPAÇO ABERTO


Olá pessoal,
Gostaria de relatar a vocês nossa peregrinação pelo “Caminho de Santiago”, um itinerário espiritual (ou cultural) feito por peregrinos para chegar a Santiago de Compostela (Espanha). Tem como símbolo uma concha de “Vieira” e pode ser feito a pé, a cavalo e de bicicleta, percorrendo cerca de 800 km pelo caminho "Francês". Pelo caminho alternativo, o que fizemos, são 110 km saindo de Sarria (Província de Lugo) até a Catedral de Compostela.
O caminho foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu (1987) e Patrimônio da Humanidade na Espanha (1993), e este ano de 2010 é Ano Jubilar Compostelano - também conhecido como Jubileu ou Ano Santo (Jacobeu) isto é, ocorre quando o dia do apóstolo Santiago Maior (25 de julho) coincide com um Domingo.
O nosso grupo era formado pela minha filha Ana Carolina de 10 anos, meu marido Cássio, um casal de amigos do Brasil (Rio Grande do Norte) Tuísa e Lulu Flor e um casal de brasileiros que mora em Madri, Mônica e Fernando e eu.
O primeiro passo foi comprar umas boas botas de montanha, jaqueta e calça impermeável, e relaxantes musculares.
Uma coisa muito importante: o cajado - parece mentira, mas ajuda muito nas subidas, descidas , lama e atravessar riachos.
O segundo passo foi pegar a Credencial (passaporte) do Peregrino. Esta credencial deve ser carimbada em todos os pontos (bares, igrejas ou descansos) no percorrido diário, principalmente na cidade que sai e que chega.
Começamos em Sarria na segunda feira dia 29 de março. Saímos felizes para a 1ª etapa, sem saber o que iria ocorrer. Entre subidas constantes e fortes, chuva intensa, vento e muita lama conseguimos atingir a meta que foi chegar em Portomarin. Paramos umas 5 vezes para comer e descansar. No caminho a paisagem era muito bonita, pontes romanas, riachos de água transparente e canto de pássaros. No total foram 23 kms. Etapa muito dura e cansativa. Para compensar os bons peregrinos, um bom banho, um bom vinho e dormir cedinho para o próximo dia. Meus pés, apesar de estarem bem, latejaram a noite toda.
No segundo dia, de Portomarim seguimos entre chuva e sol pela trilha ou estrada, paradas para comer e se recompor. Dia puxado, mas a gente cada vez com mais energia e vontade de caminhar. Um super banho e um jantar maravilha. A Galícia é conhecida por seus frutos do mar. Foi um festival de mariscos.
No terceiro dia coincidimos com muita gente fazendo o caminho a cavalo e de bicicleta (uma loucura). Pegamos uma chuva torrencial de 1 hora sem parar. Foi desesperador, parecia que o tempo não passava. Por fim chegamos a Melide, almoçamos em uma “Pulperia” e seguimos até chegar a Arzua. À noite o jantar foi maravilhoso, e o premio para os peregrinos foi uma garrafa de vinho “Imperial”.
No quarto dia o sol voltou a brilhar. Durante o caminho, encontramos uma família de bicicleta. O pai, a mãe puxando um carrinho com uma menina de dois anos e outra filha de nove. Família de valor.
No Caminho o silencio é indescritível, apenas quebrado pelo canto dos pássaros e o saludo de outros peregrinos com um animador ”Buen Camino !”.
No quinto dia acordamos animados, o nosso caminho estava finalizando, queríamos andar e sentir as emoções de chegar a Santiago e ver o sonho realizado. Terminamos o dia no Monte do Gozo, do qual se pode observar uma vista panorâmica da cidade de Santiago. À noite jantamos na cidade de Santa Comba no Restaurante “Retiro da Costiña”, maravilhoso, com direito a charuto. No dia seguinte... O grande final...
Acordamos cedo e nos preparamos para chegar a Catedral de Santiago. Ainda foram 4 km e para variar... Choveu... Chegando à Catedral, nos dirigimos à Secretaria do Peregrino onde nos forneceram a “Compostelana”, isto é, o certificado de ter terminado o Caminho. Saímos e fomos para a fila para passar pela porta Santa (abre somente a cada Ano Santo) e abraçar o Santo, uma tradição. Depois rezamos e agradecemos por todos os amigos, por toda a família e por todos os bons momentos que a vida nos tem proporcionado.
Se vocês quiserem fazer uma viagem inesquecível... Podem contar comigo. O Caminho de Santiago é sempre uma boa pedida!
Um Beijo e,
BOA SEMANA A TODOS.
Christianne de Lara Romano.

Com o cajado e a concha pendurada.

O Caminho....

A credencial com os carimbos...
Clique na imagem para ampliar.

O certificado "Compostelana"
Cique na imagem para ampliar.

15 comentários:

Bimba disse...

Chris que linda a peregrinaçao de vocês!
Esse caminho é muito falado,não sabia que era tão complicado....
Parabéns a todos.
Beijos.

Armando disse...

Q maravilha Chris,
Com certeza é um roteiro espiritual e de superação...e de disposição tb...rs
Um dia ainda faço esse caminho..
É um belo relato...
Bjos e abraços em todos aí..

BIGODE disse...

CHRISTIANNE, QUE VIAGEM LEGAL. TENHO MUITA CURIOSIDADE EM CONHECER ESSE CAMINHO, CLARO QUE PELO MENOS UMA PARTE DELE. APROVEITO PARA AGRADECER AS PALAVRAS GENTIS SOBRE A REPORTAGEM COM VINHA AVÓ. ESSA COM CERTEZA, É UMA FORMA MUITO BOA DE ENVELHECER. UM GRANDE ABRAÇO EM TODOS.

BIGODE disse...

ARMANDO ESPERO QUE SUA MÃE ESTEJA BEM. UM GRANDE ABRAÇO. E O VEIO, ESTÁ BEM?

BIGODE disse...

TIO ESPERO QUE SUA MÃE ESTEJA BEM. E O VEIO ESTÁ BEM? UM GRANDE ABRAÇO.

Isabella disse...

Chris Querida,
Que experiencia maravilhosa... um verdadeiro itinerário espiritual e de superacão ! Parabéns !
Bjos.

APOSENTADO disse...

Oi Crhis:

que beleza de roteiro.

pode me dizer qual é a melhor época do ano para se fazer o caminho?
lembre que sou um homem velho e não posso passar muito frio, dormir mal, etc...(rsrsrsr).

APOSENTADO disse...

Tem muita gente que quer conhecer o caminho de Santiago. Eu inclusive.
Que tal reunir um grupo e por em prática???
Com a Chris de guia tenho certeza que será uma aventura como poucas.

Armando disse...

Alemão,
to dentro....mas encontro c vcs na parte final..pode ser?..rss
Abraços.

Bigode..
Ela ta bem...foi p casa....
Obrigado.

Cassou disse...

Chris quero cumprimentar a você seu marido e sua filha que planejaram e executaram essa caminhada que com certeza os deixou mais unidos ainda, superando todos os obstáculos que tiveram e terão pela frente ... penso que para sua filha ainda mais, pois levará pra toda sua vida esse exemplo, essa experiência que ficará para sempre em sua memória !!!
Parabéns !!!
Beijo e abraços a todos !!!

Glay disse...

Chris, que passeio maravilhoso,abraço e bj para vc e toda sua familia.

Chris disse...

Pessoal, foi muito bom mesmo, pessoalmente eu contarei os detalhes. E animem-se a fazer. Eu darei todas as dicas. Beijos e obrigada pelo carinho de todos.
*Este fim de semana vou para a "Feria de Sevilla", depois conto tudo.

Guido disse...

Chris:
Sabe que meu pai tinha feito uma promessa,para fazer o caminho de Compostella...eu e a Teka estávamos pensando em ir junto...a promessa não chegou a se concretizar,mas um dia acontece e já prometi que vou cumprí-la pelo meu pai....um dia consigo!!!
Beijo e parabéns pela conquista.

Chris Romano disse...

Guido, muito legal a tua decisão de fazer por ele. Faça mesmo e pode contar comigo para o que precisar. É muito gratificante e com certeza, de lá o Geraldao vai ficar orgulhoso!!! Beijos

Regina disse...

Chris, não nos conhecemos pessoalmente...acho eu, mas quero dizer que gostei muito do relato dessa caminhada. Concordo com o Cassou, foi uma bela experiência de união, coragem e superação que não valeu só para este caminho mas com certeza os fortaleceu para o futuro. Grande beijo!