segunda-feira, 26 de março de 2012

ESPAÇO ABERTO


João Carlos Anderson escreve:

As Redes Sociais
Agora que tenho “muito” tempo livre, venho acompanhando mais de perto as redes sociais (quem diria né...) e entre algumas coisas interessantes, e outras nem tanto, tenho dado boas risadas, mas principalmente, tenho aprendido a identificar o estado de espírito das pessoas no momento em que “postaram” alguma coisa e também que a língua esfacela-se on-linemente.
Alguns me causam surpresa, por estarem continuamente revoltados com tudo, com todos, e o que mais me intriga, com eles mesmos! Outros estão sempre alegres e prontos para publicarem coisas sérias, assuntos interessantes ou hilários, bons conselhos, e principalmente, palavras de apoio, de fé e de compreensão.
Há ainda, aqueles que utilizam uma arma, a meu ver, mortal para o conhecimento e para a cultura. O Ctrl C e o Ctrl V. Esta arma, poderosíssima, destrói qualquer possibilidade de raciocínio. Anula qualquer resquício de inteligência. Liquida sinapses e neurônios. Não é preciso pensar. Copiar, colar, omitir o autor da frase ou do texto, e como se fosse num passe de mágica, está ali para quem quiser ver, ou ler... E crê que lendo dirão: ficou mais inteligente. Pior ainda é achar que os outros acreditam que “aquilo” tenha saído da sua cabeça.
Outros ainda são só, kkkkkkkkk’s, rsrsrsrsrs’s, palavras com aaaaaaaaaaaaaaaaaa’s, oooooooooooooo’s, etc. Estes me parecem, realmente não ter o que escrever e ficam repetindo somente as formas mais usuais... e mais burras!
Ah, e o PORTUGUÊS..., pois é..., o português! A agressão à língua pátria é um assunto sério... Muito embora se admita a utilização de abreviações, símbolos, sinais, etc., a correta ortografia, e a concordância verbo nominal não podem ser simplesmente jogadas na lixeira. Preposições, advérbios e conjunções, são assassinados e triturados com uma voracidade impressionante. Não há licença poética que resista!
Enfim, não quero me arvorar em ser inteligente, professor de boas maneiras – reservo isto para a Gloria Kalil – e muito menos professor de português, aliás, esta minha pequena Crônica, está, com certeza, eivada dos mesmos erros que critiquei acima. Mas... meus amigos, eu inclusive, devemos tomar mais cuidado com o que expressamos, ou com o que escrevemos, ou, principalmente, como escrevemos?.
Quem participa das redes sociais deve estar ciente, de que tudo que ali é escrito, de uma forma ou de outra, torna-se público, e traduz como se fosse um espelho o que vai pelo nosso espírito, e aquilo que aprendemos..., ou deixamos de aprender.

Um abraço e Boa Semana a todos,
VIVAM EM PAZ!
João Carlos Anderson

5 comentários:

APOSENTADO disse...

A Revisão do Texto foi feita pelo Professor Paulo Santos Silva, a quem agradeço.

Armando disse...

Alemão vc é um ótimo observador..

Realmente as redes sociais entraram definitivamente no cotidiano das pessoas, e com certeza é um ótimo veículo para rever e interagir com amigos, e em muitos casos espantar a solidão em q mtos vivem...

Mas o alerta é de qdo postamos algo, ou copiamos e q mtos lêem e podem ter uma imagem didtorcida do nosso caráter ou formação....

É isso aí Alemão..ta ótimo..
Contribua sempre.

Abraço.

Katleen Bond disse...

Muito boa, João!
Sem muitas delongas..., concordo em gênero, número e grau!
Parabéns!

Guido disse...

Katleen:
Quando vai ser a missa do pai do Jorge?Vou tentar ir,se for possível...
Alemão:
Parabéns pelo texto...eu ainda não me rendi aos facebooks da vida...
Abraço

Jamaica disse...

Alemão

Tenho visto coisas parecidas com o que você relata e tenho procurado evitar comentários pois não aguento mais as mesmas coisas. Acho até que este tal de FB é uma rede de imbecilidades, cheia de gênios e profetas. Concordo com tudo que vc fala.
Alguém já disse que quando os idiotas tem certeza e os inteligentes tem dúvida alguma coisa está errada.