quarta-feira, 8 de agosto de 2012

ESPAÇO ABERTO

João Carlos Anderson escreve:
Meu querido amigo Ernesto...Jamaica...Xulé.
Ante a tua surpresa em saber que sou torcedor (fanático!) do Corinthians, vou te contar um pouquinho das minhas aventuras.
Em maio de 1988, quando vim morar em Guaratuba, tive que deixar para trás, além do convívio das minhas amizades de vida inteira, alguns hábitos e preferências enraizadas, para poder me adaptar à minha nova realidade.
Clube Curitibano e Clube Atlético Paranaense, minhas paixões, social e esportiva, apesar da proximidade com a Capital, tornaram-se tão inacessíveis quanto uma viagem intercontinental.
Novos ares requeriam novos hábitos.
Confesso para você, que não foi fácil...Apesar de ser freqüentador da cidade e da praia há muitos anos, e ter alguns amigos e diversos parentes que moravam aqui, para minha surpresa, descobri que a cidade rejeita (até hoje é assim) automaticamente os novos moradores.
No meu caso especificamente aconteceu assim: Saí de Curitiba “mais quebrado que arroz de terceira”...rsrsrs, e cheguei aqui, para morar numa casa de frente para a praia, só andava de bicicleta e sem fazer absolutamente nada (!!!), de uma hora para outra me tornei “Rico excêntrico”. E rejeitado. Que coisa fantástica!!!
Conforme o passar do tempo, e sem absolutamente nada para fazer, fui observando a cidade e acabei descobrindo algumas áreas que mereciam um investimento (pequeno) e que poderiam ter algum resultado.
Fui em frente, e deu certo.
Assim fui me tornando conhecido, primeiro como “La Barge”, nome da empresa, depois, como Abagge, uma associação do nome da empresa com o nome do meu Avô materno.
E fui criando raízes.
Quero explicar com funciona a identificação das pessoas por aqui:
Pessoa 1: Conhece o La Barge?
Pessoa 2: Quem???
Pessoa 1: O Parente dos Abagge.
Continuando, em 1993, casei com a Soraia, natural de Guaratuba, filha do Secretário de Finanças do Município, o Lindolpho (com PH mesmo), de tradicional família de Guaratubanos e passei a ser identificado assim:
P 1 – Conhece o Anderson?
P2 – Que Anderson?
P1 – Casado com a Soraia!
P2 – Que Soraia?
P1 – A filha do Lindolpho!
Em 1996, fiz um concurso para Despachante Oficial do Detran, e fui aprovado!!! (rs).
Hoje já posso me gabar que tenho na cidade, identidade própria, e sou reconhecido assim:
P1 – Conhece o Anderson?
P2 – Que Anderson?
P1 – O Despachante!
P2 – Qual Despachante? (aqui tem 2)
P1 – Casado com a Soraia!
P2 – Que Soraia?
P1 – A filha do Lindolpho!
Hilário, mas verídico.
Vou agora te explicar o porquê do Corinthians.
Aqui, muito embora existam torcedores dos times paranaenses (a torcida do Atlético é maior!), a grande maioria torce mesmo é para times Paulistas, inclusive a grande colônia catarinense que tem na cidade. Pois bem, a torcida do Palmeiras é muito maior que a dos outros times, e eu, como sempre fui um “pouco” contestador, logicamente resolvi torcer para o time de menor torcida, o Corinthians, o que me traz sérios “aborrecimentos” - a ponto de quando o time perde, soltarem foguetes na janela de casa, colarem cartazes no meu escritório, “buzinaços”, telefonemas altas horas da madrugada, etc. - mas também uma maneira de quando o time ganha, “futricar” o juízo dos outros...rs, com a mesma ou bem maior intensidade.
Então meu amigo, não se espante, este teu amigo continua fiel às suas raízes, mas com novos hábitos.
Hoje sou sócio do Clube Atlético Ypiranga, time Campeão Municipal (meu filho Cesar é o centro-avante ou o equivalente) e Corinthiano (doente!).
Boa Semana
VIVA EM PAZ
João Carlos Anderson.

5 comentários:

Armando disse...

Ótima historia Alemão,

V cé um guaratubano de verdade e deve ter orgulho disso..rs

Ta na hora de ser vereador e depois voar mais alto não:?
abraços

Jamaica disse...

Meu amigo Alemão

Esta história eu já conheço do passado, você já me contou. A maneira de como você é reconhecido está ótima e a tua batalha é um orgulho para os teus amigos. Como sempre você foi um guerreiro e os guerreiros vencem.
Até dizer que torce pro corintia pra encher o saco dos outros também entendo, mas torcer pro curintia é demais.

Tenho certeza que você torce para o Atlético, mas diz que torce pro outro time só pra comemorar que é campeão de vez em quando.

APOSENTADO disse...

Porra, que me matar...me deixou emocionado. Não sou tudo isso.

Quanto ao time tua conclusão é perfeita.rsrsrs

Guido disse...

Belo depoimento,Alemão,adorei.
Vamos lançar a campanha:"Alemão para Prefeito de Guaratuba!!!"...
Agora,time do coração não se muda,nunca...pode trocar de mulher,mas não de time...Furacão sempre!!!

joca abrao disse...

Alemão e suas historias fantasticas. Voce politico, nem pensar, fique assim esta otimo. Falando em familia quem apareceu no niver da minha neta Luiza foi sua filha Fernanda, falamos muito de voce. Abraço.