Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nasceu no Rio de Janeiro em 25 de janeiro de 1927.
Com dom nato para a música, o maestro Tom Jobim tinha a musicalidade em suas veias. Musicou de maneira real e imaginária nossa terra, nossos bichos, nossas matas, suas sombras, ruídos, seus vôos e movimentos. Sons suaves, leves, às vezes brincalhões, mas acima de tudo, sons brasileiros. Enaltecia o positivo, o lado mágico de uma terra linda e feliz, mas nunca deixava de mostrar nossos contrastes.
Ícone da bossa nova, cantou o amor, o silêncio do namoro, a expressão dos olhares. Cantou “Hinos de Amor” às mulheres da sua vida.
Sempre alto astral e um estilo carioca de ser, era mestre do bate-papo e emitia suas opiniões com um jeito peculiar, por vezes até sarcástico. Frequentava a boemia do Rio de Janeiro, de onde tirava inspiração para muitas de suas melodias. Mostrou ao mundo o jeito brasileiro com a música “Garota de Ipanema”, sua composição mais badalada.
“Maestro Soberano” como era chamado por Chico Buarque, Tom Jobim foi parceiro constante de Vinícius de Moraes e muitos outros e gravou um disco com Frank Sinatra. Com certeza foi nosso maior representante da MPB na música mundial, seu brilhantismo e seu carisma pessoal faziam com que fosse sempre o centro das atenções e venerado em muitos lugares. O Aeroporto do Rio de Janeiro foi renomeado como “Aeroporto Internacional Tom Jobim”.
Casou-se com Thereza de Otero Hermanny, com quem teve dois filhos, Paulo e Elizabeth. Em 1986 casou-se novamente, desta vez com a fotógrafa e vocalista Ana Beatriz Lontra que tinha a mesma idade de sua filha Elizabeth e tiveram dois filhos, João Francisco e Maria Luiza.
Faleceu em Nova York, em 08 de dezembro de 1994, de parada cardíaca quando se recuperava de um câncer.
CONFIRAM....BOM DOMINGO A TODOS.
2 comentários:
show
Concordo com o anônimo,
Show de Domingueira...
Postar um comentário