segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ESPAÇO ABERTO

"CAUSO"

Prepare o seu coração,

Pras coisas que eu vou contar...

ONCE UPON A TIME...

Como todos já sabem, moro em Guaratuba já fazem mais de 20 anos

Já sou considerado (demorou bastante), um Guaratubano legítimo, fato este que muito me orgulha, e participo ativamente de tudo que acontece nesta bela cidade, em todos os níveis sociais e na maioria das atividades religiosas e de assistência social.

O que vou contar, embora pareça uma mentira deslavada, é verdadeiro, e aconteceu comigo logo que cheguei.

Uma das primeiras pessoas que conheci, e que se tornou meu braço direito no primeiro empreendimento que fiz aqui, chama-se Paulinho Fabrício, hoje apelidado pelos meus filhos, carinhosamente, de BIN LADEN. Aliás, nunca um apelido foi tão bem aplicado.

Pois bem...

Sábado, terminado os afazeres na fábrica, veio o Bin Laden e disse pra mim:

-Seu João, o senhor gosta de pescar???

-Gosto, é claro!!!

-Quer ir junto comigo, esta noite???

-De noite!!!

-É, tem um pesqueiro ali no rio Guanxuma, que dá Robalo do tamanho dum porco!

-Eu vou!!! Respondi, já pensando no tamanho do peixe

-Só que é perigoso, o lugar é assombrado!

Vale aqui, uma ressalva: o povo mais humilde daqui, é extremamente supersticioso, principalmente no que diz respeito à morte, fantasma, assombração, etc...

Bom, todos sabem, que sempre fui meio “arrojado” e “valentia era comigo mesmo”..

Seis e meia da tarde, já anoitecendo e um frio “lazarento”, já estávamos eu e o Bin Ladem subindo a baia rumo ao Guanxuma. A remo!!

Eu tinha pego emprestado de um vizinho da fábrica, um lampião daqueles de carbureto, que iluminava até a “cara” do São Jorge na Lua, e na cinta levava o meu “treisoitão” engasgado de bala...

Chegamos e tal, o Bin Ladem tinha levado uns “camarão ferro”, armamos as linhas e de cara já peguei um de uns 4 quilos, e a coisa foi assim, tudo robalo grande.

Já era quase meia noite, o frio aumentando, a pescaria feita, quando a gente se preparava pra vir embora ouvimos aquele som arrepiante parecido com um gemido:

-AI MORENA...

Palavra, que se eu tivesse com a tripa cheia, tinha enchido as calça..., mas veio o pior:

MORENA AI...

O Bin Ladem se jogou no fundo da bateira e meio chorando começou a rezar pra tudo que é santo!!!

AI MORENA...

MORENA AI...

O troço não parava...

Meio recuperado do primeiro susto, já com o berro na mão, acendi o lampião e “mirei” tudo pro lugar “daonde” vinha o gemido maldito!

Um troço brilhou no mangue, e eu dei “seis tiros” um de “atrás” do outro, e pensei comigo mesmo “abro um furo nesta desgraça que nem o diabo costura”...

O Bin Ladem começou a gritar desesperado “Seu João, tão atirando em nós”, sem saber, no desespero, que quem tinha atirado era eu!!!

O barulho parou e eu ligeiro, ainda com as pernas tremendo, peguei o remo e fui em direção ao troço. Ah, o Bin Laden no fundo da bateira, tinha se cagado...

Seria hilário, se não tivesse sido trágico.

Alguém tinha jogado na água, um LP daqueles de 78 rotações, e a desgraça encalhou no mangue, bem embaixo duma moita de unha de gato (espinheiro brabo).

Quando o vento dava daqui pra lá, o espinho raspava no LP e era o AI MORENA, e quando dava de lá pra cá era o MORENA AI!!!...

Antes que me chamem de mentiroso, aviso que tenho guardado em casa até hoje o tal LP, que pro “causo”, é uma gravação do cantor NELSON GONÇALVES, de 1951.

E o Bin Ladem ta vivo, mora aqui em Guaratuba, e pelo menos aqui é bem fácil de ser achado...

BOA SEMANA A TODOS

JOÃO CARLOS ANDERSON

“ALEMÃO DO ZAIME”

15 comentários:

Guido disse...

Pô Alemão,parece aquela história do relógio,que o Vaca contava,que perdeu...e achou dois anos depois,ainda funcionando...foi ver como era,passava todo dia uma cobra,em cima do relógio,e dava corda...
Ou aquela,que êle usava ombreiras,para andar de moto,e não machucar os ombros,nas curvas que fazia...
Sei não,acho que vc. fez escola com o Vaca,Deus o tenha...

Armando disse...

Beleza de historia Alemão...

Caraca meu.
Me deu arrepios...
Ai Morena..Morena Ai...
E o Bin Laden enchendo as bombacha..rsss
Vou mandar essa historia pro Obama..rs
Grande Abraço...

Glay disse...

O João isso ate parece historia do Amaranto

APOSENTADO disse...

Glay,

realmente, muito embora o "Amaranto Pereira" seja um personagem do Ivan Taborda, com estórias (mentiras) da maior qualidade.

Este causo, é tudo verdadeiro, eu, o Bin laden, e o Lp, rsrsr....

joca abrao disse...

Ai morena seria o meu maior prazer, passar o carnaval contigo beijar a sua boca e depois morrer. morena nem queira saber um dia ele passou nenem , serás uma rainha mais rainha do que és e o rei momo beijará seus pés. Como o joca tem todas as musicas, a letra do ai morena está em cima . Quanto a história claro que é verdade e eu sou louco de não acreditar

Glay disse...

Esta Alemaõ é um cara altamente letrado , abraço.

xaxa disse...

Letrado e mentiroso,nunca pegou um lambari e agora , heroi do GUAIXUMA!!!! Mas gostei da prosa muito boa. Parabens!

Chinês Loiro disse...

Gostei da prosa alemão.
Qualquer hora vou contar a história da Cobra e do Doutor.
Alemão, só uma pergunta. Esse Bin Laden que te acompanhou não é gaucho?
Não seria um parente do Glay que mora aí em Guaratuba?
Chinês Loiro

Glay disse...

O chines se é parente meu é teu tambem´, afinal somos os dois da mesma vertente , abraço.

Jamaica disse...

Alemão

Sonambulo eu sabia que vc era, mas pescador e mentiroso é novidade. Pô alemão...

Armando disse...

Alemão vc é sonâmbulo?

APOSENTADO disse...

já fui um monte de coisa.

mas sonâmbulo e baitola nunca!!!

o Xulé, que conversa é essa de sonâmbulo???

depois eu que minto!!!!

Katleen Bond disse...

Muito boa sua história,João!

Regina disse...

eheh...valeu Alemão! Beijo

Jamaica disse...

Alemão

Se vc não é sonambulo é louco
Lembra do vestiba em sampa? Claro que não, tava dormindo....