**CURITIBA**
Dia típico de outono curitibano.
A cidade amanhece com uma chuva fina que dá vontade de ficar mais tempo na cama.
Nossa querida Curitiba completa hoje 317 anos em boa forma, e desde os tempos do fundador, o açoriano Gabriel de Lara que no longínquo 29 de março de 1693 elevou à categoria de VILA, nossa cidade sempre teve boa qualidade de vida.
Curitiba que viveu a era dos mineradores, da erva-mate, dos barões do café, da cidade universitária até a chegar a cidade modelo.....
Curitiba de clima instável, do frio de lascar que até neve já viu, e também de dias tórridos de verão, em uma instabilidade creditada a elevada altitude que faz seus habitantes sentirem e comentarem do tempo em qualquer início de conversa.
Pois são os habitantes que fazem sua cidade.
Meu bisavô Agostinho Macedo, proprietário de comercio de erva -mate ao lado da Catedral, em seus escritos há 150 anos, relatava Curitiba como uma cidade ordeira e tranqüila, de cidadãos educados e um bom lugar para viver. Isso me faz ter certeza que nossa cidade sempre teve esse astral bom e sempre foi muito maior que seus políticos que nem sempre souberam respeitar a vocação de cidade organizada, exigida pelos seus cidadãos.
No contraponto Curitiba teve alguns bons governantes e apenas como registro destaco o Dr. Ivo Arzua, alcaide que na década de 60’ criou o IPPUC e o Plano Diretor da Cidade, dando a ela seu perfil, que seus sucessores tiveram a grandeza de continuar.
Dizem que o curitibano não migra. Constatei isso. Fiquei 16 anos distante e sempre dava um jeito de voltar pra visitar a família e amigos e tomar um “banho de raízes” para me sentir bem. Até que voltei para me reinstalar definitivamente.
Desde o tempo em que perambulávamos pelas pacatas ruas das imediações do Bar Les Paxá até hoje, Curitiba mudou. Cresceu? ...cresceu sim...Evoluiu?...evoluiu sim. Com o manto da modernidade e da tecnologia nossa cidade fervilha e pulsa com ruas cheias de gente e carros, com comércio forte, grande mercado de trabalho e uma vida noturna agitada parecendo uma grande metrópole...bom ou ruim?...não sei...mas uma metrópole que ainda guarda uma semente de província nos olhos claros das meninas de origem européia e também na ginga das morenas brejeiras.
Curitiba que se exercita na “praia” dos seus belos parques, para mim em especial o Parque Bariguí que freqüento desde antes de se tornar parque municipal em 1975.
Curitiba te homenageio e te gosto.
Feliz aniversário
BOA SEMANA A TODOS.
Armando.
segunda-feira, 29 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Que bom e' chegar e te encontrar assim Curitiba... num dia tipico de outono, so' para matar as saudades !
Feliz aniversario!
Beleza de texto,Tio...parabéns!!!
Dinho,vc é nosso Pedro Bial!!!!!!!
Parabéns pela homenagem a Curitiba.
Beijos.
Obrigado....
nem tanto..rss
Beijos e Abraços.
Só p registro,
No jantar de quinta feira passada, foram ressucitadas "asgarça"...rss
O Jair Araújo jurou de pés juntos que a Carmen Sylvia era uma ave...rs...por isso lembramos das garças..hehe....
Curitiba, eu amo você!!!!!
Postar um comentário