19 de Dezembro de 2009 – Nesta data o Estado do Paraná completa 156 anos desde a sua Emancipação Política.
Para relembrar :
Com a promulgação por D. Pedro II da Lei Nº 704 de 25 de Agosto de 1853, a Comarca de Curitiba ficava emancipada politicamente da Província de São Paulo e levaria o nome de Província do Paraná, sendo Curitiba sua Capital.
O Imperador designou o Conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcelos, com 38 anos, para assumir o comando da nova Província que partiu do Rio de Janeiro para nossas terras e a 19 de Dezembro de 1853 realizou a Instalação da Província do Paraná tornando-se seu primeiro Presidente.
Com a Proclamação da República em 1889, foram realizadas as Constituintes Estaduais e em 1891 a Província do Paraná passou a se chamar Estado do Paraná.
Cópia da Lei.
Zacarias Góes e Vasconcelos.
Painel que retrata o Ato de Instalação da Província do Paraná.
Encomendado ao pintor Theodoro De Bona por ocasião dos festejos do Centenário da Emancipação, hoje se encontra no saguão do Palácio Iguaçú.
O painel mede 4m x 6m.
Curitiba em 1855.
Bônus: Abaixo vemos o laureado pintor paranaense Theodoro De Bona a frente de um de seus trabalhos. Falecido em 1990, Theodoro De Bona morou em Curitiba na esquina das ruas Sete de Setembro e Bento Viana, onde hoje é um Posto de gasolina.
#Dados da Revista do Centenário do Paraná, Ilustração Brasileira.
2 comentários:
Adorei, uma aula de historia sempre faz bem.
O Irineu é a cara do Zacarias....eheheh
Postar um comentário